Biografia
Guilherme Bianco

Guilherme Bianco tem 30 anos e atualmente está como vereador reeleito na cidade de Araraquara pelo PCdoB. Ativista em defesa da educação, foi Coordenador do Cursinho Popular CUCA, Vice-Presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) e Diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), além de militante da Juventude Pátria Livre. Bianco é formado em Ciências Sociais pela UNESP Araraquara e está cursando sua segunda graduação em Administração Pública pela mesma Universidade.

Nascido em 1995, em São Paulo, e criado em Araraquara, Guilherme Bianco construiu sua trajetória com forte atuação nas lutas estudantis e sociais. Desde o ensino médio, destacou-se na defesa da meia-entrada e do meio-passe, participando de conselhos municipais e do Orçamento Participativo. Graduado em Ciências Sociais pela UNESP, teve papel ativo no movimento estudantil, integrando o Centro Acadêmico e a Congregação da FCLAr. Foi vice-presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-SP) e diretor da UNE, liderando mobilizações nacionais como o “Tsunami da Educação” e atuando contra retrocessos nas políticas públicas de educação, ciência e direitos sociais. Também ajudou a fundar o Movimento Cientistas Engajados e coordenou o Cursinho Popular da UNESP, contribuindo para o acesso de jovens de baixa renda à universidade. Apaixonado por esporte, é jogador amador de rugby e defensor do esporte como instrumento de inclusão e cidadania.

Guilherme Bianco concorreu às eleições municipais de 2020 e foi eleito com 1.065 votos pelo Partido Comunista do Brasil, sendo reeleito com 3.052 votos em 2024 pelo mesmo partido. Seu mandato é marcado pela defesa da educação e luta pela promoção de direitos para a periferia.
